sexta-feira, 18 de maio de 2012

En mai, fais ce qu'il te plaît ! ;)

Voilà, avant que eu esteja em atraso mais uma vez, faço logo o post do 4º mês: maio !

Como comecei dizendo ontem, o mês começou à la plage !
Tudibom! ;D

Saint-Coulomb


Fomos pertinho de Saint-Malo (uma cidadezinha em Bretagne bem famosa e muito bonitinha por suas construções e suas praias) .
Obviamente, nem toquei na água haha
Faziam no máximo 17ºC, não tinha nenhum envie de chegar perto daquela água gelada... E, en plus, já toquei muitas vezes nas águas do Atlântico ;P

Dia 1º foi também aniversário do menino do meio aqui. O que você pensa? Bolooooooo !
Como estávamos viajando, nada de festinha, que foi feita depois e, oh la la, tenho saudade das festas brasileiras !
Tudo bem que muito conversei com os pais sobre isso - principalmente porque eles já viveram no Brasil, então sabem como é lá-, e concordo que exageramos demais nas nossas festinhas .
Realmente não concordo muito com a ideia de passar o ano inteiro pagando uma festa para uma criança que daqui a alguns anos sequer lembrará...
Mas acho que podemos fazer uma festinha ao menos mais animadinha, mais cara de "aniversário" mesmo em casa (que é como sempre fazemos na minha família ;D).

Enfim, se você está me esperando contar como estava super bom aquele petit gâteau, sinto informá-lo que estás tão decepcionado quanto eu... :(
Pra começar, o menino escolheu um tiramisu au speculoos como "bolo" de aniversário.
Tiramisu é uma sobremesa... Sabe, é como escolherem pudim como bolo ! Tá certo que é gostoso pra caramba, mas vamos combinar que não tem n-a-d-a a ver com uma festa ! Ainda mais de criança ! =P
Ok, choque inicial passado, estamos preparando a lista de convidados. Eu sonhando em ver a casa cheeeeeeeia de crianças, convidando a escola quase toda, todos os vizinhos...
O menino diz: Vou convidar 11 pessoas!
Os pais: Você tem o direito à convidar 7 amigos .
Eu: o.O"  (((Sete???? Sete crianças??? Temos mais cadeiras no porão se o problema é a quantidade de assentos!!!!)))

É, minha gente. Aqui ninguém chama todo mundo =P
E eu acostumada a convidar mesmo as pessoas que tinha acabado de conhecer no ponto de ônibus =P
Na cultura francesa, você convida algumas pessoas, as que você mais considera, tem mais afinidade, marca o horário de começo e de término. E todo mundo chega na hora.
Decoração? Nada muito extravagante. Precisamos mostrar para as crianças que elas não são o centro do mundo e que não gastaremos horrores só porque elas querem.
(E aqui vai um bom link sobre o modo francês de educar os filhos que eu super recomendo ler... Concordo com algumas, nem tanto com outras...)
Maaaas ainda assim recebi a tarefa: "Mayra, você pode nos ajudar com a festa? Precisamos de alguém muito bom para a decoração e ninguém melhor que uma brasileira!"
Uhul ! Já temos emprego garantido aqui ! o/
Claro que não tinha um painel, um tema, nem nada, mas dei uma corzinha nessa história e ficaram super felizes :))

O tiramisu tava na geladeira ainda :))

Bom, temos um outro anniv chegando no fim do mês e vamos ver o quanto consigo agitar dessa vez ;)

Também esse mês fomos à duas cidadezinhas em Alsace: Kaysersberg e Riquewihr .
Dois tout petits villages beeem pertinho da divisa com a Alemanha, então com uma arquitetura mais pra lá do que pra cá e bem aconchegantes :)

Kaysesberg

Riquewihr

E, pra variar um pouco das últimas viagens, tinham brasileiros por lá !
E tive ainda mais certeza de que preciso encontrar alguns URGENTE pertinho de mim !
Não consigo trocar os dois idiomas tranquilamente... Começo o português e depois mudo instantaneamente pro francês ! =X
SOCOOOOOOOOOOORRO !!!!!!!

E aí, quem se habilita a vir aqui pra conversar várias vezes por dia em português comigo ? :D
Essa total imersão numa cultura, num idioma é ótima, não reclamo... Sei que desenvolvi muuuuito a lingua francesa nesses 4 meses, mas, caramba, quero também falar meu brésilien normalmente ! ¬¬
Enfiiiin...

Pour finir, hoje terminou meu curso de francês...
Claro que procurarei outro, mas só gostaria de registrar como fiquei feliz por ter a oportunidade de conviver com as mais diferentes nacionalidades nesses 4 meses e como cresci, como aluna e como pessoa.
Cada um da turma me trouxe novos pensamentos, novos conceitos, novos modos de enxergar a vida, novas esperanças e novos sonhos.
E fico realmente honrada por ter passado esse tempo com eles :)

Não estão todos lá, mas uma pequena fotinha :)

Ban, voilà, voilà !
Dito e feito, blog atualizado ! ;)

À tout à l'heure !

Nenhum comentário:

Postar um comentário