terça-feira, 3 de julho de 2012

En route !

Allez, to atrasada em 2 semanas já...
Não tomo vergonha na cara mesmo hahaha #faltadeumamãeteenchendoosacootempotodo ! ;)

Entããão, agora 5 meses e meio em terras não-mais-geladas francesas :)
Como primeiro ponto tenho que falar que o calor aqui é TENSO !
Ao menos onde moro, em Franche-Comté, 30º me lembram 42º no Rio ! E eu que, quando alguém me falava que no verão fazia calor, respondia: Aham, senta lá, Cláudia =P

Voltando aos assuntos do mês...
Chegou o fim da primavera e início de verão, o que é igual aaaaaaaa casamentos por todos os lados !
Só aqui na família tínhamos 3 esse mês ! Dia 9, dia 23 e dia 30 ! Haja fôlego (e vestidos porque vamos combinar que não dá pra ficar repetindo roupa em ocasiões especiais e tão próximas assim, né ! haha) !
Eu ainda tenho outro convite pro final de agosto, mas ao menos com a família não vejo mais nada no calendário ! #amém

Bom, comecemos então a explicar um pouco.
Primeira coisa: brasileiros gastam pra caraca, franceses comem muito e eu acho a nossa festa mais bonita ;)

O primeiro casamento foi em Poitiers, 6h de estrada. Começou pela manhã, bem simples, mas bem bonito.
Aqui, padre/pastor/quem quer que seja não tem o direito de celebrar a união civil também. Então você vai na Mairie se casar, com o prefeito que vai ler toda a sua vida e o contrato de casamento para todos que estiverem presentes hihi, e depois a festa é sua ;)
Neste primeiro, estivemos nas 3 etapas: à la mairie, au vin d'honneur e au verre d'amitié . Explico: logo depois da cerimônia, os noivos oferecem um buffet aos convidados. Todos os que estavam na cerimônia participam. Depois, tem um repas, seja um jantar ou (como foi o caso deste casamento que começou pela manhã) um almoço bem atrasado, que será somente para as pessoas mais chegadas, as mais íntimas.

Primeira observação no vin d'honneur: a toalha de mesa era de tecido TNT. Ok, não estou dizendo que não estava bonito, estava lindo pra caramba e toda essa parte foi no jardim de um castelo, fantástico ! Mas isso foi um pouco chocante. Nunca na minha vida pensei em ver TNT como toalha de um casamento. Mas começam aí as pequenas diferenças ;)
Para os franceses, o importante de um casamento é o jantar que será servido. As pessoas até levam alguns presentes, mas nem todo mundo, alguns fazem lista de casamento mas não é aquele sentimento quase obrigatório que temos e eles tem a linda tradição de escrever cartões aos noivos :)


Pour le verre d'amitié, a sala era liiiiiinda, a decoração liiiinda e os noivos foram super demais na separação das mesas.
Outro ponto a destacar: Aqui, em qualquer festa que você faça e que tenham mesas, você deverá separar quem irá ficar onde. Acho engraçado, uma coisa bem simples e que nunca, ao menos não na minha família e entre meus amigos, pensamos. haha
Conosco é mais: entra aí e senta onde quiser !
Mas aqui, cada um tem seu lugarzinho separado. Nesse caso, eles pediram fotos de todos os convidados para o repas e fizeram uma pequena carta de baralho onde de um lado havia a foto dos dois e do outro a foto da pessoa que se sentaria naquele lugar. [ainda bem que ele me pediu uma foto e mandei uma mais ou menos porque a da maman ninguééééém conseguiu reconhecer hehe Só ela mesmo... e depois o papa com esforço ! E eu tinha ficado me perguntando porque ele me havia colocado ao lado de uma desconhecida na mesa.... ;P]



Eu não fiquei toda a festa porque tinha uma visitinha me esperando hihihi e depois fiquei com as kids no gîte para que os pais ficassem mais tempo na festa, mas sei que rolou a noite inteira. A galera tem fôlego !

No dia seguinte, partiu conhecer um pouquinho de Poitiers ou tentar porque chovia forte e sem parar !

 Parc de Blossac



Passada toda a festa, na semana seguinte tive a super oportunidade de passar um dia inteiro dentro de uma escola :D E não, não é ironia ;)
Uma amiga da família é professora, tem um pequena brasileira na sua turma e me convidou para conhecer a escola.
Foi tããão demais passar aquele tempo com os pequenos ! Como isso me faz falta !
Foi super cansativo, eles são à mil, mas amei muito a experiência :)
Muito bom tentar explicar pra uma criança que, não, não vim à França de ônibus ! hahaha
E explicar como as coisas funcionam no meu país e como cantamos Joyeux Anniversaire. :)
Fiquei mesmo muito feliz :D

Moyenne Section


Final de semana seguinte, nova aventura: acampar como de verdade se acampa: dormindo em barraca e tudo mais ! (sim, foi mais um final de semana de casamento, mas não fui não... era o week-end de fin d'année com os jovens da igreja :D)
O lugar era surpresa, surpresa e só descobri que acamparíamos lá mesmo ! haha
Um final de semana indescritível, ainda premiado com a vitória da Espanha sobre a França pelas quartas-de-final da Eurocopa (sim, na Europa eu sou espanhola !) !
Tudo bem que fiz todo o possível para ir linda e maravilhosa e os meninos me jogaram na piscina ¬¬
Mas foram tantos bons momentos e pude conhecer melhor algumas pessoas e passar a conversar com outras que valeu super a pena acordar às 5h da manhã, dentro da barraca, tremendo de frio e agradecer a Deus porque os líderes tinham levado um saco de dormir a mais achando que eu não tinha um... hehe. Me enfiei dentro dele também e dormi como uma múmia: dentro de dois sacs de couchage, sem conseguir me mexer, mas quentinha ! haha



Ying foi também !


Para terminar, neste último final de semana foi o último casamento do mês: o dos amigos lindos *-*



A diferença do outro que estive: neste fui diretamente para a cerimônia na igreja, o que não existiu no outro. E o vin d'honneur também não foi num castelo, foi na igreja mesmo, o que não tirou em nada a beleza :)
Como de praxe, o grupo de jovens preparou um chant surprise - que se surpresa não tem mais nada - haha. Curto muito quando consigo cantar corretamente em francês ! \o/
Para o jantar, outro ponto: os jovens têm a tradição de servir nos casamentos da igreja, entããão estive lá na parte principal: a de servir :)
Foi super ultra mega cansativo, mas depois fiquei felizona #ok, quando tudo terminou, às 5h da manhã, só tinha vontade de chorar haha..
Mas deu até para curtir a noite também... Lançamos lanternas à noite (alguém aqui viu "Enrolados" ??? *-* Pois é, igualzinho *-*), dansei quando ainda tinha forças, rimos bastante e até comi uma maravilhosa Ratatouille ! Sim, como no filme ! :D
Só que a aparência não era igual :( Mas era bom pra caramba mesmo assim ! hahaha

Beeeeem, então foi esse o super livro do mês de junho :)
Em 3 dias as crianças entram de férias e irei algumas vezes à colônia de férias com eles .
Mas o mês já promete desde o começo: próximo final de semana, enfim, PARIS ! :)))))


À bientôt !
Ptits bisous !

Termino com uma das músicas que cantaram no último casamento e que estou apaixonada:

Tu m'offres chaque jour
Ton infaillible amour
Toi qui as fixé le cours des étoiles
Sois mon ancre, sois ma voile ♫♪

Nenhum comentário:

Postar um comentário